Ventilação mecânica hospitalar: Como fazer a manutenção do equipamento?

O ventilador mecânico é um dispositivo que permite a manutenção das funções respiratórias de pacientes de maneira artificial. Seja por motivo de doenças crônico-degenerativas, anestesias, sedações ou outros.

Por se tratar de um suporte a vida a segurança é uma prioridade, segurança para o paciente e para o profissional que manuseia os equipamentos de ventilação mecânica. Algo importante a ser discutido é a necessidade de manutenções preventivas e testes periódicos dos equipamentos.

Essas inspeções e correções periódicas asseguram as boas condições técnicas do aparelho, além de preservar suas características funcionais. Principalmente no que se refere à confiabilidade, qualidade e segurança.

O primordial na manutenção dos equipamentos de ventilação mecânica hospitalar é garantir a calibração e manutenção preventiva atualizadas. Indica-se realizar tais verificações a cada 6 meses, lembrando de checar a parte operacional antes de cada uso.

Existem dois tipos de testes que devem ser feitos periodicamente. Um mais básico, no qual observa-se o funcionamento geral, realizado por profissionais da saúde antes de acoplar o paciente em ventilação mecânica. Já o outro deve ser feito por uma equipe técnica especializada.

Testes básicos de ventilação mecânica hospitalar

Dentro dos testes básicos para serem realizados antes de acoplar o paciente ao ventilador, podemos citar alguns itens a serem observados.

Alarme de falha de energia

É importante ligar o aparelho e desconectá-lo da rede elétrica a fim de verificar se o alarme de falha de energia está ativo. Aproveite para verificar a indicação de nível de bateria interna.

Leia também: Concentrador de oxigênio Lumiar: conheça as nossas opções

Indicadores visuais

Quando ligar o aparelho de ventilação mecânica hospitalar, perceba se todos os sinais luminosos se encontram ligados e funcionando normalmente.

Alarme visual e sonoro

Para testas os alarmes de pressão e volume exalados baixos é importante usar um pulmão teste. Desconecte rapidamente o circuito para verificar o alarme de apneia, depois oclua o circuito para avaliar alarme de pressão alta.

Pressão proximal nas vias aéreas e PEEP

Use um pulmão teste para ciclar o ventilador com PEEP desejado. Verifique a curva do gráfico de pressão, que deve mostrar aumento de pressão e depois retorno à linha de base correta.

Teste para vazamento no aparelho de ventilação mecânica hospitalar

Selecione níveis máximos de volume corrente e pressão. Além de níveis mínimos para pico de fluxo e frequência. Inicie a ventilação após ocluir a conexão para o paciente: o manômetro deve disparar o alarme após indicar a pressão máxima.

Modos ventilatórios

Selecione os modos ventilatórios e verifique cada um com o pulmão teste.

Frequência da ventilação pretendida e medida

Cronometre o número de inspirações que ocorrem em um determinado intervalo de tempo. A diferença entre os valores obtidos, programados e mostrados em tela deve ser de no máximo +/- 1 respiração por minuto.

Sensibilidade

Programe o modo assistido e estimule manualmente o pulmão teste, apertando e soltando. O aparelho de ventilação mecânica hospitalar deve reconhecer as variações de esforço e ocorrer inspiração com queda de pressão abaixo do nível de sensibilidade definido.

Umidificador

Caso haja utilização de umidificador aquecido ativo, verifique sua funcionalidade e integridade.

Alarmes na condição de monitoramento remoto

No caso de equipamentos que disponham de recurso de conectividade com outros equipamentos ou sistemas, simule uma condição e verifique a notificação por via remota.

Filtros

No caso do uso de filtros, seja de bacteriológico, HMEF ou HEPA, é necessário realizar as trocas de acordo com os protocolos institucionais.

Testes pela equipe técnica especializada

As inspeções de rotina para a ventilação mecânica hospitalar podem ser estabelecidas segundo protocolos específicos dos próprios fabricantes. Sempre acompanhando o que for exigido pela política de gerenciamento tecnológico do próprio hospital.

É importante realizar todo esse processo de manutenção preventiva dos aparelhos de ventilação mecânica hospitalar. Dessa forma, garante-se a qualidade do serviço prestado, assim como sua confiabilidade e segurança. Além disso, é possível otimizar recursos e garantir o tempo de vida útil do equipamento.

Clique no botão abaixo e saiba como a Lumiar pode ajudar com a manutenção: