4 fases do Sono da Mulher: entenda o que muda em cada uma delas

Sabe-se que o sono é fundamental para as funções biológicas e sua qualidade interfere diretamente no nosso dia a dia. Enquanto dormimos, o organismo se recupera de todo o desgaste físico e mental que sofreu durante o dia. Quando não passamos pelas fases do sono problemas como aumento de peso, perda de memória, falta de concentração, alteração de humor e até diminuição do sistema imunológico começam a aparecer.


Uma mulher tem fases, o sono também. Adolescência, Período Pré-Menstrual, Gestação e Menopausa. O sono pode sofrer alteração em cada uma dessas fases e nós vamos te contar como lidar com isso. Além disso, precisamos olhar com carinho e atenção para os distúrbios do sono. Os mais comuns são: Insônia, Apneia do Sono, Bruxismo, Ronco, Sonambulismo, Pesadelos e Síndrome das Pernas Inquietas. Sendo que a Apneia do Sono atinge mais de 15% das mulheres.

A definição de Apneia é a parada dos movimentos da respiração. Ou seja, um distúrbio no qual o indivíduo sofre interrupções da respiração enquanto dorme. Também existem as hipopneias, que é a redução do fluxo de ar. Para serem significativas estes eventos têm que se associar a uma queda da saturação de oxigênio, que é a quantidade de oxigênio ligada à hemoglobina, principal proteína que carrega o oxigênio até as células. 

Nesta matéria queremos apresentar as fases do sono, de acordo com ciclos diferentes na vida das mulheres. Entenda como o corpo reage em cada uma dessas fases.

O Sono na adolescência 

Uma pesquisa recente feita pela Universidade de Queensland, na Austrália, reforça que o sono entre homens e mulheres é diferente. O estudo aponta que mulheres apresentam maiores queixas de insônia e sonolência diurna.

Na puberdade acontece um fato muito simbólico que é a diminuição na secreção da melatonina (hormônio) do sono, deixando as meninas mais sonolentas durante o dia.

O Sono no período pré-menstrual

O que já foi mito há muitos anos, hoje em dia é confirmado pela ciência. A TPM (período pré-menstrual) costuma acompanhar uma série de sintomas e efeitos colaterais. É comum que nesse período possa existir oscilação de humor, cólicas, dor de cabeça e baixa na produtividade.

O Sono na gestação 

A gestação é uma fase conhecida por alterações físicas e psicológicas na mulher. Com tantas mudanças acontecendo no corpo, o sono também é afetado. No primeiro trimestre, é comum que as mulheres sentem mais sono, pois o volume de sangue na circulação aumenta. 

Outro motivo para sentir tanto sono no começo da gravidez é, sem dúvidas, a elevação dos níveis de progesterona (hormônio produzido pelo ovário), responsável pelas sensações de cansaço e sonolência da mulher.


O SONO na menopausa

Sabe-se que as mulheres sofrem mais distúrbios do sono devido às questões hormonais e carga emocional que são envolvidas no dia a dia.

No período da menopausa o estrogênio (hormônio que regula o sono) diminui significativamente somado com o desequilíbrio da regulação hormonal, impacta diretamente na qualidade do sono da mulher.

 INSÔNIA, APNEIA DO SONO, SONAMBULISMO
AS HISTÓRIAS QUE AS MULHERES CONTAM

Conversamos com mulheres em fases e personalidades diferentes, recolhemos depoimentos de quem já passou e passa pelas dificuldades em ter distúrbios do sono. Conheça mais essas histórias no E-book Especial Sono da Mulher.