Sono excessivo? Descubra o que pode ser isso
Muito se fala que o excesso de informação e a constante estimulação visual que temos ao longo do dia devido ao uso de telas, como televisores e celulares, ocasiona dificuldades para dormir. A consequência é o sono excessivo ao longo do dia. Entretanto, pode haver outras causas para esse sono em demasia e é preciso estar atento.
Fisiologicamente falando, quando nosso organismo apresenta alguma alteração de funcionamento, outros sistemas também podem sofrer com isso, como em um efeito cascata.
Existem alguns distúrbios que podem ser causadores de sono excessivo. Portanto, precisamos estar atentos a qualquer mudança de comportamento ou funcionamento.
Isso porque o cuidado com a nossa saúde é primordial. Sendo assim, a investigação por meio de médicos especializados é decisiva para encontrar um tratamento precoce, que ajude a retomada das rédeas do nosso bem-estar. Com isso, nossa qualidade de vida é garantida.
Dentre as alterações que podem causar sono excessivo estão:
Diabetes
A alteração de glicose no sangue compromete sua chegada a alguns tecidos. Isso leva à falta de energia para realização de atividades metabólicas e nossa atividade durante o dia fica prejudicada.
Anemia
Em casos de baixa de ferro no sangue, observa-se sintomas como cansaço, sonolência e desânimo. Considerando que o ferro auxilia as células do sangue a carregar oxigênio, sua baixa pode influenciar a oxigenação tecidual. Sendo assim, nosso corpo demanda mais, deixando-nos mais cansados.
Apneia do sono
Com o sono sendo constantemente interrompido por meio de despertares ou parada da respiração, não descansamos. Por isso, o sono excessivo diurno pode aparecer como consequência de uma noite mal dormida.
Depressão
Casos de depressão levam à diminuição do funcionamento do sistema nervoso. A pessoa apresenta desânimo intenso e sono excessivo, quase como uma fuga da sua realidade. Há extremo cansaço físico e mental.
Leia também: Apneia do sono pode matar?
Doenças cardíacas
Arritmias e obstruções de vasos podem causar deficiência circulatória cerebral. Por somente se alimentar de glicose e oxigênio, caso haja privação, aciona-se alguns mecanismos de defesa. Nosso corpo entra em modo de alerta, desligando sistemas que estejam demandando muita energia, além disso, podemos apresentar tontura e cansaço.
Infecções
Durante processos infecciosos, nosso sistema de defesa demanda mais energia para combater os patógenos, que querem a todo custo eliminar os invasores. Por isso, ocorre aumento de metabolismo local e gasto energético para recuperação tecidual.
Se estivermos muito ativos, o organismo precisa dividir a atenção, prejudicando nossa recuperação. Sendo assim, como defesa, nos deixa sonolentos para dar tempo de se recuperar de maneira eficiente.
Alterações de tireoide
A tireoide é responsável, entre outras coisas, pela regulação da velocidade do nosso metabolismo. Caso esteja com baixa função, esse metabolismo fica mais lento e, consequentemente, demoramos para conseguir reagir e aparece o cansaço e sono excessivo.
Medicamentos
Alguns medicamentos podem deprimir o sistema nervoso, causando sonolência e letargia. Dentre eles estão os antidepressivos, antialérgicos, anticonvulsivantes, tranquilizantes, entre outros.
Como comentado antes, caso percebamos alguma alteração em nosso funcionamento por um período prolongado, precisamos buscar ajuda. Investigar nosso próprio corpo nos ajuda a identificar quais são as causas para nossos sintomas, principalmente para o sono excessivo.
Uma equipe médica especializada é capaz de identificar e orientar o melhor tratamento. Busque ajuda e cuide sempre de sua saúde!