Ronco tem cura?

Quantas vezes acordamos a noite por causa de barulhos externos? Seja de vizinhos, seja de nossos companheiros que roncam muito a noite. A pergunta que não quer calar: ronco tem cura?

Nem sempre o roncar é sinal de alguma alteração mais grave. Pode ser apenas uma questão estrutural que impede a livre passagem de ar pelas vias aéreas. Com isso, gera-se um turbilhonamento desse ar, desencadeando o som característico.

Por medo ou vergonha, muitos deixam de procurar um profissional e sofrem calados. Deixam a qualidade do seu sono atrapalhar sua qualidade de vida. Ficam se arrastando durante o dia com sono, perda de memória e até irritabilidade aumentada.

Muitas vezes quando iniciamos um acompanhamento com um especialista temos a sensação de que será um processo longo, mas em diversos casos é mais simples do que imaginamos.


Fatores que pioram o ronco

Existem muitos fatores que provocam ou agravam os barulhos emitidos por quem ronca. Alguns são facilmente resolvidos e outros precisam de maior atenção.

Dentre eles podemos citar:

  • Obesidade;
  • Ingestão de álcool ou medicações que induzam o sono;
  • Idade;
  • Fraqueza da musculatura de garganta e consequente queda de base de língua durante o sono;
  • Desvio de septo;
  • Retrognatia (queixo posteriorizado)
  • Apneia do sono.

Quando não temos uma boa noite de sono, desencadeamos em nosso corpo uma série de alterações de produção hormonal. Ficamos em estado de alerta, temos mudança de humor, com maior irritabilidade e sonolência durante o dia.

Para pressupor que o ronco tem cura temos de observar os seus causadores, o indicado é realizar um tratamento com a supervisão de um médico, para cuidar das causas primordiais.

Alguns casos como obesidade, ingestão de álcool e medicamentos ou fraqueza de musculatura, é fundamental acompanhamento com profissional capacitado para orientar a alimentação, ajudar no emagrecimento e fortalecimento do organismo.

No entanto, existem casos que são cirúrgicos, a exemplo do desvio de septo ou mesmo a retrognatia.

Nota-se a importância de estar atento aos sinais de que nosso corpo nos envia. Avisar nosso companheiro que ele tem alteração do sono pode dar essa chance de cuidado.

Inclusive para melhorar nossa própria qualidade de vida, uma vez que nosso sono também fica alterado. Afinal, com barulho ao nosso lado e alguns engasgos, fica difícil ter um sono reparador.

Leia mais: Ronco e apneia: Existe uma diferença entre os dois?


Exame para investigar o sono e auxiliar para saber se ronco tem cura?

O médico, ao nos avaliar, pode solicitar exames específicos para verificar a qualidade do sono e as demais alterações. A polissonografia do sono vai detectar quais alterações apresentamos e se temos necessidade de alguma intervenção.

  1. Em muitos casos, pode ser também indicado uso de CPAP. Trata-se de um aparelho que ajuda na abertura das vias aéreas durante o sono. Conta com uma máscara que é fixada ao rosto do paciente e envia o ar necessário com pressão definida.

Mas isso não significa que o aparelho pode solucionar o questionamento de que o seu ronco tem cura. Um profissional deve ser consultado antes de qualquer decisão.

Se não for caso de uso de aparelhos, o indicado também é procurar um profissional da fonoaudiologia que pode ajudar com exercícios específicos para a garganta, desenvolvendo movimentos que forçam a musculatura.

Existem métodos simples que podem ajudar na melhoria da qualidade do sono. Chama-se higiene do sono. Consiste em manter uma rotina de cuidados que nos ajudam a pegar no sono de forma mais leve e fluida.

Orienta-se desligar aparelhos e limitar a exposição a luz, criar um ambiente tranquilo. Dar um tempo de digestão antes de dormir, logo, alimentar-se com algumas horas de intervalo do sono. Portanto, criar uma rotina calma e que permita ao cérebro ir diminuindo o ritmo.

Não existe um quadro específico para descobrir se ronco tem cura, a orientação é que você procure um especialista, cada caso tem suas indicações para iniciar o acompanhamento que irá te orientar como tornar seu sono mais agradável.