Ronco e apneia: existe uma diferença entre os dois?

Será que a pessoa que ronca necessariamente tem apneia? Ronco e apneia são semelhantes? Existe diferença entre eles?

Nem toda pessoa que ronca apresenta o engasgo ou a parada respiratória característica da apneia do sono. Sendo assim, precisamos entender a diferença existente entre ronco e apneia.

Ronco

Define-se ronco como uma vibração das estruturas da via aérea superior produzida por uma barreira mecânica que provoca barulho característico.

Apneia

Já a apneia é caracterizada pela parada respiratória por 10 segundos ou mais. Nela, pode ocorrer uma dessaturação de 3% a 4%, ou seja, queda da quantidade de oxigênio presente no plasma sanguíneo.

Muitas vezes, durante o sono, a pessoa apresenta ruídos muito altos e engasgos. No entanto, nem sempre têm consciência disso. Entra aí a importância vital do relato dos parentes e cônjuges.

Esses relatos servem para auxiliar o médico a entender se a pessoa apresenta ronco e apneia associados, ou somente ronco.

É comum a confusão entre eles, pois ambos apresentam muitos sinais e sintomas semelhantes. Isso se deve ao fato de que mexem com a qualidade do sono. Logo, em ambos os casos apresenta-se alteração da produção hormonal.

Causas do ronco e apneia

  • Obesidade;
  • Ingestão de álcool ou medicações que induzam o sono;
  • Idade;
  • Fraqueza da musculatura da garganta e consequente queda de base de língua durante o sono;
  • Desvio de septo;
  • Retrognatia (queixo posteriorizado).

O ronco é um dos sintomas da apneia, portanto, ronco e apneia podem aparecer juntos em casos de apneia do sono. Entretanto, nem sempre a pessoa que tem ronco apresenta apneia, ainda mais em processos iniciais.

Leia mais: Tratamento para o ronco: Qual é o momento certo para procurar um médico?

Diagnóstico diferencial

Para entender qual quadro a pessoa apresenta, é necessário realizar a polissonografia do sono. Ele detecta variáveis, como frequência respiratória, saturação de oxigênio, pausas respiratórias, entre outras.

A partir desse laudo, o médico responsável pode definir qual tipo de tratamento indicar.

Tratamento

Os tratamentos do ronco e apneia são semelhantes em alguns aspectos e diferentes em outros.

No caso do ronco propriamente dito, precisamos entender como está o hábito alimentar, medicação e hábitos de vida. Já na apneia do sono, é necessário observar se há questões físicas ou de funcionamento envolvidas.

Sempre é válido entender que quanto melhor o funcionamento do organismo, menores são as chances de termos algum tipo de lesão.

No caso de ronco e apneia, é importante eliminar as questões mais simples de serem resolvidas. Melhora de hábitos alimentares, emagrecimento, redução de bebidas alcoólicas ou energéticas e tabagismo. Além da realização de exercícios de fonoaudiologia para o fortalecimento da musculatura da garganta.

Quando existe apneia do sono, entende-se que esse indivíduo precisa de ajuda para manter as vias aéreas abertas. Para tanto, faz-se necessária a avaliação individualizada de uso de equipamentos como o CPAP.

Esse equipamento é responsável por mandar uma pressão suficiente a fim de manter a via aérea aberta. Ele evita as reduções de níveis de oxigênio no sangue e melhora a qualidade do sono.

Para todos os casos, é imprescindível o acompanhamento do profissional capacitado para uma avaliação individualizada e melhor escolha de estratégia de tratamento.

Caso deseje mais informações, consulte uma fisioterapeuta especializada clicando aqui.