Sono saudável preserva seu relacionamento

A qualidade do sono interfere em todas as esferas da nossa vida. Ele nos afeta profissionalmente, já que está diretamente ligado à nossa produtividade e capacidade de atenção. Na nossa saúde, ele é fator determinante para nossa disposição e, quando não temos um sono saudável, somos mais vulneráveis ao desenvolvimento de diversas doenças. Desse modo, o sono afeta tanto nossas capacidades intelectivas, quanto nosso humor. Portanto, uma noite bem dormida evita muitos problemas.

Já que estamos próximos do simbólico Dia dos Namorados, falaremos hoje sobre a influência do sono nas relações amorosas. Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, conduzida pelas psicólogas sociais Amie Gordon e Serena Chen, estudou o impacto do sono na vida a dois. Durante duas semanas, os casais estudados respondiam diariamente a diversas perguntas sobre a qualidade do sono naquela noite, além de questões sobre seus relacionamentos amorosos.

Como não poderia deixar de ser, os casais que apresentavam noites de sono mais conturbadas e instáveis relataram um número significativamente maior de conflitos na sua relação com o parceiro.

Agora, imagine o que acontece quando um dos parceiros sofre de apneia obstrutiva do sono e, além de ter uma noite de sono conturbada, acaba interferindo negativamente na qualidade do sono da outra pessoa em função de seu ronco e sua agitação noturna. Por mais genuíno que seja o amor entre o casal, a convivência acaba se tornando cada vez mais difícil, estressante e desgastante.

Por isso é indispensável estar atento à qualidade do seu sono e, principalmente, aos sinais da apneia. Confira os sintomas:

● Ronco alto;
● Sonolência excessiva durante o dia (hipersonia);
● Despertar abrupto durante a noite com falta de ar;
● Despertar com a boca seca;
● Dor de cabeça (cefaleia matinal);
● Déficit de atenção;
● Esquecimento;
● Apresentar irritação, nervosismo e impaciência durante o dia, decorrentes
de uma noite mal dormida;
● Insônia.

A fim de prevenir e ajudar no tratamento, também é muito importante conhecer as causas e os fatores de risco da apneia obstrutiva do sono:

● Canal respiratório obstruído;
● Obesidade;
● Aumento das amígdalas;
● Vias aéreas estreitas;
● Histórico familiar;
● Uso abusivo de álcool, sedativos e tranquilizantes;
● Distúrbios cardíacos;
● Congestão nasal.

Quer saber qual o grau de risco de você, ou mesmo seu parceiro(a), ter apneia do sono? Faça o teste preenchendo o Questionário Universal de Berlin, disponível aqui no nosso site.