Concentrador de oxigênio portátil: o que observar na hora da compra?

Existem diversos casos que necessitam do uso constante ou parcial de oxigenoterapia. Ao receberem a indicação médica de aporte de oxigênio surgem as primeiras dúvidas. O que observar ao procurar um concentrador de oxigênio portátil?

Queremos ajudar nesse processo de escolha, para que tenha o máximo de informações possível. Tornando assim, sua busca a mais eficaz e tranquila possível.

No entanto, antes de falar do concentrador de oxigênio portátil, precisamos entender como ele funciona. Confira:

Conheça os modelos de concentradores de oxigênio

Considerando o concentrador de oxigênio, temos o modelo estacionário e o modelo portátil propriamente dito.

O modelo estacionário gera um fluxo contínuo de oxigênio de 3 a 10 L/min, não possui bateria interna, sendo então necessário que fique conectado a rede elétrica durante todo período de uso. Vale lembrar que é necessário um cilindro de backup para casos de queda de energia ou outras emergências. Pode ser utilizado através de cateter, máscara e também em pacientes com interface invasiva (traqueostomia).

Já o concentrador de oxigênio portátil possui bateria interna o que permite que seja levado junto ao paciente para ambientes fora da residência. É menor e mais leve, podendo ser levado em uma bolsa específica no ombro ou como mochila. Traz ao paciente a liberdade, independência para que realize passeios, idas à consultas e viagens com segurança. Indicado para pacientes que possuem respiração espontânea e adapte-se ao tipo de fluxo gerado pelo equipamento (fluxo pulsado).

O que considerar na hora da escolha do concentrador de oxigênio portátil

O concentrador portátil permite maior mobilidade, então se você sai de casa constantemente seja para lazer ou para consultas médicas, este modelo permitirá sair com discrição, sem necessidade de utilizar o cilindro de transporte.

Considerando o valor da manutenção de gases medicinais tradicionais e recargas, o custo-benefício do concentrador vale a pena.

. Entendemos que no médio e longo prazo, contar com um concentrador de oxigênio portátil seja melhor e mais rentável. Ele permite maior mobilidade e independência do paciente, garantindo sua qualidade de vida e retorno às atividades de vida diárias.

Funciona através de baterias internas recarregáveis que associadas podem garantir uma autonomia alta, pode ser facilmente levado em viagens, consultas médicas, supermercados, parques, shoppings entre outros.

Outro fator importante no momento da escolha do seu concentrador de oxigênio portátil é o respaldo da empresa. Entender qual suporte técnico e de manutenção existe e se é de fácil acesso.

Como no caso dos concentradores estacionários, precisamos ter uma fonte extra de oxigênio para casos de qualquer eventualidade.

Leia também: Os 6 benefícios do aparelho de oxigênio portátil

  • Para o uso constante é necessário avaliar o perfil do paciente

Precisamos avaliar o perfil de uso do paciente em questão. O uso do equipamento será de maneira contínua, somente em atividade física ou apenas a noite durante o sono?

Outro ponto importante é o acompanhamento médico e o apoio de uma equipe profissional!

Nós da Lumiar contamos com uma equipe técnica especializada de fisioterapeutas que estão sempre prontos a ajudar. As dúvidas podem ser muitas, por isso, queremos garantir os melhores para atendê-las. Quer saber mais sobre nossos concentradores de oxigênio portátil? Entre em contato conosco ou agende uma visita.