Aumentam casos de Distúrbios do Sono durante pandemia

Empresa especialista em soluções para terapia respiratória alerta para importância de uma noite bem dormida

Problemas de memória, falta de concentração, desempenho intelectual e humor prejudicados, são alguns dos efeitos colaterais que uma noite mal dormida pode provocar. Preocupação com contas a pagar e dívidas, dificuldade de se alimentar da forma apropriada, cargas excessivas de trabalho ou a perda dele, mudança brusca de rotina, sensação de isolamento, foram muitos fatores que impactaram no sono. 

Você também deve ter escutado alguém que passou por isso ou sentiu na própria pele as complicações da quarentena. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a insônia, que já era considerada um problema grave de saúde pública, foi considerada uma epidemia na pandemia.

Não é muito difícil ouvir relatos de pessoas que desenvolveram casos de insônia grave por causa do isolamento social. A analista de qualidade, de 25 anos, compartilha a sua história conosco, mas prefere não ser identificada.

“Eu já tinha um quadro de depressão e ansiedade, só que na pandemia isso intensificou 10x mais. Acho que juntaram vários problemas pessoais, incluindo, término de relacionamento, dificuldades financeiras e ir morar sozinha. No começo eu não me dei conta, mas a quantidade de dias sem dormir começou a aumentar”, comenta. “Nunca passei por nada parecido, fiquei mais de 40 horas sem dormir e me sentia esgotada. Fiquei hiperativa, tive crise de choro, meu humor mudava toda hora, mas não conseguia desligar. Cheguei a perder a noção do tempo. Às vezes, eu já nem sabia o que era realidade ou não”, finaliza. 

Um outro distúrbio do sono muito comum que ficou evidenciado na pandemia, foi a Apneia do sono, que são micro paradas respiratórias durante o sono, como é o caso da Dona Cida, aposentada, de 67 anos, que tem Apneia do sono e comenta que nem sabia que essa doença existia.

“Na verdade eu fiquei muito surpresa quando descobri que tinha isso, eu achava que dormia bem. Eu só roncava, mas isso é doença?”, perguntou rindo”. Aparecida estava com perda de memória recente e a família com medo até pensou que poderia ser Alzheimer. Passando de um exame para o outro, descobriu que tinha Apneia do sono quando realizou uma polissonografia. “A primeira vez que eu dormi com o CPAP foi estranho, mas eu nunca dormi tão bem em toda minha vida. Agora ele é uma extensão do meu dia, né? Para onde eu for, tem que levar junto. Mas eu sou uma pessoa de fé. Creio em um Deus que pode operar um milagre e eu ficar curada dessa doença. Mas enquanto isso vou usando pra controlar essa tal de Apneia e dormir melhor”, finaliza em tom de brincadeira.

Outro caso de insônia agravada na quarentena foi o do atleta de triatlo, Roberto Góis, de 41 anos. Ele conta que dormia e acordava sempre cansado, além de ter períodos de sonolência durante o dia. O exame de polissonografia apontou para a Apneia do sono. “Eu já conhecia a Apneia do Sono porque minha mãe e meu irmão tem. Apesar de ter uma rotina corrida como atleta, eu dormia, dormia e continuava cansado, parecia que eu nunca descansava”, conta.

Para Roberto, utilizar o CPAP realmente contribuiu para a melhora do sono. “Posso dizer que antes eu dormia 3 horas e agora durmo 6. Mas a melhor parte é que meu sono mudou da água pro vinho”, encerra.

Para a fisioterapeuta e gerente da filial Vila Mariana, Iris Fragoso, o tratamento com o CPAP é mais tranquilo e com maior índice de adesão quando o paciente é acompanhado durante a adaptação por uma equipe especializada. Ela explica que o equipamento gera pressão inspiratória com objetivo de manter a abertura das vias aéreas superiores, minimizando chances de eventos de oclusão. “Hoje em dia as máscaras são leves, modernas, menores e fácil manipulação. O tratamento para Apneia do Sono proporciona melhores opções de custo X benefício acessível para todos os pacientes”, comenta.

Sobre a Lumiar Healthcare

Somos a Lumiar Healthcare, uma empresa genuinamente brasileira e especializada em Soluções para Terapia Respiratória.  Desde 1997 atuamos no mercado, estamos presentes nas principais capitais, possuímos uma linha abrangente de produtos e serviços para cuidar da saúde e da qualidade de vida dos nossos pacientes e clientes.

Oferecemos soluções em Oxigenoterapia, Ventilação Mecânica, Diagnóstico e Tratamento do sono, Acessórios e Insumos Hospitalares, bem como produzimos Oxigênio Medicinal para atender o Mercado de Home Care.

Se quiser descobrir se você tem alto ou baixo risco para ter Apneia do sono, faça um teste conosco nesse link: https://materiais.lumiarsaude.com.br/diagnostico-do-sono-lumiar