5 coisas que você precisa saber sobre CPAP
É muito comum que existam dúvidas sobre como utilizar alguns equipamentos. Sem contar os mitos e verdades que tanto escutamos falar por aí. De uma forma bem simples e rápida, vamos falar sobre 5 informações importantes sobre o CPAP.
1. O que é CPAP?
Na prática, é um equipamento que envia uma pressão positiva e contínua desobstruindo as vias aéreas superiores, sendo indicado para o tratamento da apneia e hipopneia obstrutiva do sono (SAHOS). Basicamente é um aparelho pequeno, silencioso, que leva uma pressão de ar para o paciente, através de uma máscara adaptada na face (nariz e boca).
2. Será que o CPAP faz o ronco parar?
O CPAP impede que as estruturas da região da garganta se aproximem uma das outras, impedindo assim o estreitamento ou obstrução. Por isso, é capaz de eliminar o barulho do ronco.
3. É preciso utilizar bateria?
Geralmente, não precisa. Esse equipamento é ligado diretamente na energia elétrica e mesmo se tiver queda, não apresenta nenhum tipo de risco ao paciente, que poderá continuar respirando tranquilamente mesmo com o aparelho desligado, pois as máscaras possuem uma válvula de segurança contra asfixia. A bateria pode ser indicada apenas em viagens longas, quando o paciente vai precisar dormir com o CPAP durante um voo, por exemplo.
4. O CPAP tem efeitos colaterais?
Na maior parte dos casos não apresenta nenhum tipo de efeito indesejável. Se acontecer, pode ser ocasionado por uma máscara inadequada para o tipo de paciente, falta de orientação de manuseio ou vazamentos que podem surgir eventualmente.
5. Tenho que usar meu CPAP para o resta da vida?
Sim. Depois que a apneia do sono é diagnosticada, o CPAP deve ser utilizado em todas as noites de sono. Caso ele deixe de usar por apenas 1 noite, no outro dia o paciente poderá apresentar os sintomas de privação do sono. O CPAP só pode deixar de ser utilizado, por exemplo, em casos de apneia por obesidade, quando o paciente perde peso e não apresenta mais paradas respiratórias durante a noite.