8 dicas práticas para limpar sua máscara em casa

Assim como cuidar da sua saúde é fundamental, cuidar do bom funcionamento dos equipamentos que trazem bem-estar ao seu dia a dia é indispensável. Manter sua máscara e os componentes que a compõem limpos é a melhor forma de garantir o bom funcionamento dos equipamentos. Confira estas 8 dicas simples de como higienizar sua máscara.

1. Começando o processo de higienização
Primeiramente você deve desmontar a máscara e separar seus componentes. Cada um deles será limpo de uma maneira específica e, por isso, é importante que as partes estejam separadas.

2. Limpando o CPAP
Para limpar o seu aparelho basta utilizar um pano limpo e úmido. Passe sobre o equipamento eliminando o pó e eventuais resíduos.

3. Limpando a almofada
Após retirar a almofada da máscara, lave-a usando as mãos, em água corrente, com sabão neutro. Tome cuidado para não usar escovas ou buchas, que podem danificar a peça. Também não é recomendável usar produtos com álcool ou que tenham odor.

4. Limpando a traqueia
Para limpar a traqueia é preciso uma escova especial, com cerca de 2 metros de comprimento. Faça uma mistura de água e sabão neutro e faça a limpeza interna com a escova. A parte externa deve ser higienizada com a mesma mistura, mas utilizando uma esponja macia ou as mãos.

5. Limpando o umidificador
Você deve trocar a água do umidificador diariamente. Após esvaziar o reservatório, faça uma mistura de uma colher de chá de vinagre para cada três colheres de sopa de água e deixe agir, dentro do equipamento, por cerca de 10 minutos. Em seguida enxague para eliminar o odor e não utilize produtos como cloro ou que contenham amônia. Antes de usar o equipamento, preencha o reservatório sempre com água filtrada e previamente fervida.

6. Limpando o fixador
O fixador, que também pode ser chamado de arnês ou queixeira, dependendo do modelo da sua máscara, deve ser lavado com água e sabão neutro ao menos uma vez por mês. Seque com toalha de papel, ou deixe secar na sombra, para que o sol não danifique as tiras.

7. Limpando o filtro de espuma
Ao retirar o filtro de dentro do aparelho de CPAP, você deve simplesmente lavá-lo em água corrente. Esse processo deve ser repetido a cada duas semanas. Quanto ao filtro ultrafino, que é descartável, você deve trocar três vezes ao mês, ou toda vez que notar seu escurecimento.

8. Dicas extras
Para ter um melhor aproveitamento do seu equipamento, utilize o CPAP durante toda a noite de sono. Evite aplicar cremes ou loções no rosto antes da colocação da máscara e, para aumentar a eficácia do processo de limpeza, escolha um recipiente próprio para a higienização das peças do CPAP e não o utilize para nenhuma outra finalidade.